O grupo de ransomware, Ransomed.vc, alegou ter invadido os sistemas da Sony e agora ameaça vender os dados roubados à empresa japonesa. A empresa ainda não confirmou o roubo de dados, mas a Cyber Security Connect destacou que o grupo recém-nascido, ativo apenas desde setembro, já fez dezenas de vítimas, incluindo a própria Sony.
“Comprometemos com sucesso todos os sistemas Sony”, pode ler-se na mensagem publicada pelo grupo em vários canais, que continua: “”Não os resgataremos! Nós venderemos os dados. Devido ao facto da Sony não querer pagar. OS DADOS ESTÃO À VENDA .”
Ransomed.vc publicou, portanto, alguns dados que demonstrariam o sucesso do roubo, mas a Cyber Security Connect acredita que eles não são muito convincentes, pelo menos à primeira vista. Isso inclui a captura de tela de uma página de login interna, de uma apresentação do PowerPoint, vários arquivos Java e um índice de arquivo que parece indicar a presença de menos de 6.000 arquivos.
A maioria dos membros do Ransomed.vc opera na Ucrânia e na Rússia. Conforme mencionado, a Sony ainda não comentou o incidente. Apesar de tudo, não parece ser uma situação comparável à de 2011, quando a PlayStation Network esteve fora do ar durante 23 dias devido a um ataque hacker que resultou no roubo de cerca de 77 milhões de contas.
Entreanto, todos estão em alerta totoal aqui já que os jogadores do Playstation deixa seus dados em contas da Sony, e muitas vezes o próprio cartão de crédito.