A startup STALT Health anunciou, na terça-feira, o lançamento de um dispositivo que irá ajudar as pessoas a perceber por que razão têm sintomas como tonturas, confusão mental ou mesmo desmaios.
De acordo com a empresa, o aparelho em questão, que deverá ser usado numa das orelhas, ajudará os utilizadores a medir o fluxo de sangue que chega até à cabeça.
Segundo o que explicam os responsáveis, o aparelho vai ajudar a monitorizar mudanças na frequência cardíaca, pressão sanguínea e tendência de pressão arterial, o que poderá ser útil para pessoas que experienciam tonturas e desmaios, em resultado de doenças como a Covid prolongada ou outras.
Segundo o CEO da empresa, a ideia surgiu depois de acontecimentos com o seu pai, já que este experiencia muitas vezes estes sintomas, o que já levou a que este ficasse ferido. Devido a doença cardíaca, houve uma vez que o progenitor desmaiou e acabou por partir seis costelas.
Apesar de o aparelho não servir como diagnóstico, Daniel Lee refere que este pode servir para as pessoas perceberem como é que as suas escolhas de vida afetam estes sintomas, assim como terem noção de que é algo apenas "da sua cabeça".
"Muitos médicos não conseguem perceber o que está de exatamente errado com eles", referiu à CBS, explicando que muitas vezes lhes dizem que são coisas "da sua cabeça". A seu ver, este dispositivo permitirá perceber que existe de facto e que as suas experiências com estes sintomas são "legítimas".
Com a ajuda deste aparelho, e com a monitorização dos dados no telemóvel, será possível perceber quando é que estes se estão a esforçar para lá do que deviam e quando devem acalmar.
De acordo com um estudo publicado no Jornal da Universidade de Cardiologia dos Estados Unidos, o aparelho provou que podia prever quando é que alguém ia desmaiar antes de acontecer - dando assim alguns minutos a quem o usa para reduzir o risco com o impacto.