O WhatsApp é uma das apps de mensagens encriptadas mais populares em todo o mundo, um facto que torna a plataforma especialmente apetecível no que diz respeito à propagação de esquemas de burlões.
É o caso da já conhecida versão alternativa da app de mensagens - à qual chamam de ‘WhatsApp Pink’ ou, em português, ‘WhatsApp Rosa’ - e que continua a ser descarregada por utilizadores incautos. Como conta o site 91mobiles, esta versão, que promete uma interface personalizável e mais funcionalidades de segurança, está recheada de software malicioso.
Caso decida aceder um ‘link’ para fazer download desta versão do WhatsApp o seu telemóvel será infetado com ‘malware’ que, na melhor das hipóteses, vai inundá-lo de anúncios. No entanto, há também a hipótese desta versão do WhatsApp servir para tomarem controlo do seu dispositivo móvel e até de infetar contatos com que fale por via desta versão.
Escusado será dizer que há apenas uma versão oficial do WhatsApp e que pode ser encontrada nas lojas oficiais da Google e da Apple. Qualquer outra versão deverá ser ignorada
O esquema do ‘WhatsApp Pink’ já é conhecido desde abril de 2021 mas, dado que surgiram mais relatos na Índia de pessoas que descarregaram esta versão da app, o aviso de alerta mantém-se relevante.